Testemunhos


 

19.11.2019

Renault Trucks T - Escócia - EM&T Rapson

Confortável, rentável e fiável. Já conhecemos o excelente desempenho do Renault Trucks T em estrada. E “fora da estrada”, nas superfícies mais complicadas e acidentadas, como é o caso das Terras Altas, é igualmente eficiente.

  • EM&T RAPSON

    FUNDAÇÃO: 1901.

    LOCALIZAÇÃO: Escócia, Reino Unido.

    ATIVIDADES: Transporte, reparações e assistência automóvel, especializada no setor madeireiro.

    8: número de funcionários.

    5: número de veículos.

    500.000:número de veículos.

No norte da Escócia, as Terras Altas têm o Oceano Atlântico a oeste e o Mar do Norte a este. Entre os dois, o terreno é formado por uma sucessão de colinas e montanhas, daí o nome Terras Altas. Como esta região está relativamente próxima do Círculo Polar Ártico, os invernos podem ser particularmente rigorosos, com nevões frequentes a partir do final de setembro.
A empresa transportadora EM&T Rapson está localizada em Helmsdale, uma cidade na costa leste de Sutherland. Há um ano, Tommy Rapson e os respetivos parceiros adquiriram um Renault Trucks T 520 de 44 t.
“Precisávamos de um veículo robusto e potente, capaz de circular em todos os tipos de terreno e em condições atmosféricas adversas.” Nas Terras Altas, estas zonas elevadas com os seus vários lagos, é a geografia que dita a velocidade do percurso. Bem pode esquecer as estradas abertas a direito e habituar-se a velocidades mais lentas, grandes voltas e desvios, em estradas com uma única via, com os respetivos “passing places”, locais específicos para passagem de dois carros.

UM VEÍCULO ROBUSTO E RENTÁVEL
A EM&T Rapson é uma empresa de reparações e assistência automóvel especializada no setor madeireiro.
“Começamos o nosso negócio há muitos anos, com cinco veículos a transportar madeira para várias zonas da região”, explica Tommy Rapson. “Temos uma frota diversificada, o que nos permite cumprir as várias regras e condições que regem o transporte de toros, com alguns veículos mais adequados às estradas estreitas, nas quais os veículos com lagarta não podem circular.”
Há um ano, quando procurava um novo veículo para o transporte de toros, Tommy Rapson ouviu falar da gama Renault Trucks.
“A boa reputação do veículo e do fabricante, bem como o facto de haver um fornecedor em Inverness, capaz de prestar uma assistência de confiança, convenceram-nos a adquirir o Renault Trucks T.” Além disso, Tommy Rapson reafirma a boa reputação do veículo em termos de baixo consumo, apesar das condições adversas sob as quais operam. “É bastante rentável em termos de combustível. Num dia, fez o mesmo percurso que outro veículo e consumiu menos 50 L de gasóleo após o transporte de seis cargas!”

UMA JORNADA PERFEITA

Scott Middleton, 35 anos, conduz um Renault Trucks T. Para ele, é como uma segunda casa.

“Faço entre 100.000 e 120.000 km por ano, 30% a 40% fora de estrada e o restante em alcatrão.”

O dia de Scott começa às 6 da manhã. Vai para uma floresta com uma grua e carrega o seu reboque com 25 t.

“Depois, dirijo-me a uma serração ou a uma fábrica de trituração local destinada à produção de eletricidade. Efetuo o descarregamento nas fábricas ou portos e depois volto à floresta para um novo carregamento. Faço duas ou três viagens de ida e volta todos os dias.”

Scott não se poupa nos elogios: “Este camião é um veículo excecional.” E acrescenta:

“Posso conduzir durante mais tempo, fazer distâncias maiores e gastar menos combustível do que o meu veículo anterior. Nunca me desapontou em nenhum tipo de terreno.
Sobretudo em declives longos e difíceis, solos lamacentos e condições atmosféricas adversas. Quando o veículo está carregado, tenho de desafiar ao máximo as suas capacidades quando me encontro num percurso mais perigoso.”

Contudo, mesmo com estas condições extremas, o Renault Trucks T nunca o deixou ficar mal. “Fazemos apenas as verificações mensais regulares e está tudo bem”, acrescenta Tommy Rapson. Outra grande vantagem é o conforto na cabina.

“Para nós, é muito importante que os condutores estejam satisfeitos com os seus veículos, pois não é fácil encontrar as pessoas adequadas para este tipo de serviço. É um excelente argumento para atrair condutores motivados que, por sua vez, irão satisfazer os nossos clientes. Este camião revelou ser eficaz em termos de custos devido ao baixo consumo de combustível e à total ausência de tempo de inatividade.”

A OPINIÃO DO CONDUTOR

Scott Middleton, condutor do Renault Trucks T.

“Durmo na cama do Renault Trucks T quatro noites por semana e durmo sempre muito bem, qualquer que seja a estação. Os assentos também são bastante confortáveis, ventilados no verão e aquecidos no inverno. Também é fácil entrar e sair da cabina.
Existem dois degraus, os puxadores estão na posição certa e quando tenho de subir à plataforma por detrás da cabina e trabalhar com a grua, o acesso também é bastante fácil. O Renault Trucks T é uma excelente ferramenta de trabalho que dá uma sensação de potência e robustez. É fiável e seguro, pelo que se pode conduzir em estradas perigosas com total confiança, independentemente das condições atmosféricas (neve ou gelo). Quando uso o regulador de velocidade e um carro se coloca à minha frente, o veículo adapta-se automaticamente com o aviso de distância.
Não mudaria de camião por nada deste mundo!”