Testemunhos


 

31.10.2019

Renault Trucks D - Itália - Fratelli Iapichino SRL

A sociedade Fratelli lapichino faz o transporte de automóveis novos e usados com um Renault Trucks D, um reboque de transporte de automóveis, por toda a Itália. Uma escolha aclamada, quer pela direção, quer pelos motoristas pelo seu reduzido consumo, a sua robustez e o seu conforto.

  • FRATELLI IAPICHINO SRL

    2008: ano de criação.

    SEDE: Colorno, Parma.

    ATIVIDADE: Transporte e distribuição de mercadorias.

    PAÍSES ABRANGIDOS : toda a Itália.

    14: número de assalariados, dos quais 10 motoristas.

    DE 120 A 130 000 KM/ANO/VEÍCULO: número de km percorridos.

Qual é a atividade da sua empresa?


Enzo Iapichino — Fratelli Iapichino SRL é uma empresa familiar, transmitida de pai para filho. Transportamos quase exclusivamente automóveis e trabalhamos com todas as marcas. Com a crise, os automóveis usados tiveram um certo crescimento, ao passo que os automóveis novos foram um pouco colocados de parte. Desde há dois ou três anos, as vendas de automóveis novos recuperaram, bem como as matrículas e a nossa atividade voltou a aumentar. Em 2012, começámos a ampliar a nossa frota com a aquisição do primeiro veículo Renault Trucks, um Renault Premium 460. Desde então, percorreu 500 000 km, fizeram-se 5 revisões periódicas, não teve quaisquer reparações e foram gastos alguns litros de óleos a cada 100 000 km…
O mesmo será dizer que nada se gastou com a manutenção do Renault Premium!

Quais são as limitações relacionadas com a vossa atividade?


E. I. — Abrangemos todo o território italiano. Assim, os nossos veículos circulam em autoestradas, mas também em estradas nacionais, estradas de montanha estreitas e sinuosas – e existem muitas em Itália –, em cidades e aldeias. Assim sendo, os nossos veículos devem poder circular por todo o lado, serem práticos e fiáveis. Depois desta primeira experiência positiva com o Renault Premium decidimos, este ano, adquirir novos Renault Trucks D. Tal como acontece com os outros transportadores, as despesas com combustível representam para nós o principal custo. Como tal, eu e o meu irmão controlamos o consumo de cada camião ao quilómetro.
Verificámos que o Renault Trucks D faz excelentes médias.

Após vários meses de utilização, o que pensam do Renault Trucks D?


E. I. — Estes primeiros meses confirmam a ideia que tínhamos sobre os veículos Renault Trucks em geral e o serviço de apoio ao cliente. O Renault Trucks D é verdadeiramente fiável. A mudança de velocidades é muito silenciosa, muito agradável durante a condução. Os motoristas até me dizem: “Enzo, é como se tivéssemos um autocarro nas mãos!”. No que diz respeito à robustez e à manobrabilidade, é perfeitamente adequado para as médias e longas distâncias e adapta-se igualmente às estradas mais estreitas e sinuosas.
As manobras de carga e descarga são simples e adapta-se a todas as situações com as quais nos deparamos durante os nossos trabalhos. Para além da minha opinião, os retornos dos nossos motoristas são mais eloquentes no que diz respeito às qualidades do Renault Trucks. Mantemos uma relação de confiança com os nossos motoristas. Fazemos questão que eles estejam satisfeitos com o seu veículo porque são eles que o conduzem.
Sentem-se verdadeiramente à vontade na cabine e a cama é muito confortável. A cabine do motorista está perfeitamente adaptada.
O Renault Trucks D conduz-se como um automóvel. É muito estável nas curvas e não tem tendência em tombar para um lado ou para o outro.

Como definiria a sua relação com o seu concessionário da Renault Trucks?


E. I. — Estou muito satisfeito com a relação estabelecida nestes últimos meses: os representantes da Renault Trucks sempre vieram ter comigo, são sempre cordiais e amáveis e estão sempre disponíveis. Trata-se de um concessionário que assegura um acompanhamento junto do cliente. Por exemplo, entrou em contacto connosco assim que recebemos os veículos para nos explicar as funcionalidades, as novidades e nos ajudar a explorá-las da melhor forma. Por último, o rendimento da gama Renault Trucks deve-se principalmente à sua fiabilidade e aos reduzidos custos de manutenção: nestes últimos anos, não tivemos necessidade de fazer quaisquer reparações. Ficamos sempre estupefactos com o número de quilómetros a mais que conseguimos percorrer com o Renault Trucks D!

PONTO DE VISTA

Santo Zambaldo, motorista do Renault Trucks D.

“De manhã, começo entre as 6 e as 7 horas, em função das minhas entregas, descargas e do destino. Vou aos concessionários, entrego os automóveis, e volto para aqui para uma nova carga. Nota-se que o Renault Trucks D faz parte de uma nova geração.
Tenho tudo à mão e já não preciso largar o volante para aceder aos comandos.
A cabine é espaçosa, com uma cama confortável. Deslocamo-nos facilmente no interior do veículo, a visibilidade e a posição do volante são excelentes. No que diz respeito à segurança, a câmara é uma mais-valia que avisa dos perigos na estrada. Para o meu trabalho, é perfeito!”