Notícias Renault Trucks


21.03.2017

OPTIFUEL CHALLENGE 2017: QUEM VAI CONSEGUIR UM LUGAR NA FINAL?

A Renault Trucks está a organizar a quarta edição do Optifuel Challenge, uma competição dedicada à condução ecológica.

Tem início a quarta edição do Optifuel Challenge, competição dedicada à condução ecológica organizada para Renault Trucks. No total, mais de 2500 condutores internacionais defrontam-se, nos seus respetivos países, ao volante do Renault Trucks T Optifuel de 13 litros. O melhor condutor de cada país, aquele que conseguir consumir pouco sem sacrificar a velocidade comercial, será selecionado para a grande final internacional que terá lugar no outono de 2017.

No centro da redução do consumo encontramos, claro, o camião, mas também o condutor, e o Optifuel Challenge da Renault Trucks demonstra-o bem. Esta competição dedicada à condução racional consagra, todos os dois anos desde 2012, o melhor condutor ecológico internacional. Mais de 2500 motoristas internacionais oriundos de 30 países preparam-se para se defrontarem ao volante do Renault Trucks T. Uma caravana de dez camiões Renault Trucks T480 Optifuel vai assim percorrer as ruas europeias a partir do mês de abril de 2017.

Estes veículos beneficiam de todas as últimas inovações em matéria de redução do consumo de combustível. Estão equipados com elementos aerodinâmicos, como defletores de tejadilho, defletores laterais ou ainda carenagens laterais e extensões de carenagens. Possuem motores de 13 litros Euro 6 Step C com um sistema de injeção Common Rail e estão equipados com o modo Power inibido, a função Eco Cruise Control com o modo roda livre controlado Optiroll, um compressor de ar desembraiável, uma bomba de direção de débito variável e a função de paragem do motor automática. Estes camiões de última geração possuem também um regulador de velocidade preditiva Optivision que, ligado a um GPS, permite adaptar a estratégia de mudança das velocidades e de aceleração, assim como a velocidade do veículo em relação ao relevo do percurso utilizado. São vários os equipamentos que contribuem sempre mais para a rentabilidade dos transportadores.

Depois de uma série de pré-seleções, os melhores condutores ecológicos de cada país vão defrontar-se durante as finais nacionais. O melhor condutor ecológico de cada país envolvido na competição participará na grande final internacional do Optifuel Challenge, que será realizada no mês de outubro de 2017.
A partir de abril de 2017: as pré-seleções Cada país que participa no Optifuel Challenge organiza as pré-seleções.

Outubro de 2017: a final internacional

O melhor condutor ecológico de cada um dos 30 países envolvidos na competição participará na grande final internacional que terá lugar em outubro de 2017. A final será realizada em duas etapas: os participantes respondem primeiro a um questionário que visa testar os seus conhecimentos em matéria de condução económica, e depois efetuam um percurso em estrada aberta de cerca de quarenta minutos a bordo do Renault Trucks T Optifuel. O vencedor será aquele que tenha sido capaz de consumir pouco sem sacrificar a velocidade comercial.

Lista dos 30 países em competição:

Argélia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chile, Croácia, Espanha, Estónia, França, Finlândia, Hungria, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Marrocos, Noruega, Países-Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino-Unido, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Suíça, Tunísia, Ucrânia.